LOGIN NOTÍCIAS EMPRESA HOME

Você está em

QForm 2D/3D

simulação 2D e 3D em um único pacote de sofwares

 

Principais áreas de aplicação

O Software QFORM3D foi desenvolvido em 2002, pela QuantorForm Ltd., como uma extensão da QFORM2D. O software combina simulação 2D e 3D e mantém a interface amigável de QFORM2D.

Para as simulações em 3D, basta selecionar "solid body models" para as matrizes e a peça bem como os dados de geometria iniciais. O QFORM3D é usado para a simulação de processos de forjamento a quente e a frio. O software prevê defeitos de fluxo de material, identifica a distribuição de temperaturas e calcula a força e a energia de deformação.

Características

O QFORM3D combina simulação 2D e 3D em um único pacote de software que proporciona uma enorme vantagem para o usuário. O software mantém as funcionalidades e facilidade de utilização do seu antecessor 2D. Para simulação 3D, basta selecionar "solid body models".

Todos demais dados são especificados da mesma forma como para a simulação 2D, utilizando um Assistente de Preparação de Dados, o qual minimiza a probabilidade de erros na entrada de dados. A integração de simulação 2D e 3D no mesmo pacote de software oferece uma oportunidade única para simular de forma eficiente os processos contendo varias impressões de matrizes a primeira das quais sendo de simetria axisimétrica, resolvida rapidamente em um ambiente 2D e os estágios subsequentes  que exigem simulação integral em 3D.

A estrutura de software orientado ao objeto cria um ambiente de usuário amigável e totalmente integrado. A preparação de dados pode ser monitorada visualmente, e o cálculo pode ser acompanhado simultâneamente de forma gráfica.

Assim, o software é uma ferramenta eficiente para a avaliação de processos, sendo muito mais econômico e mais rápido do que correções efetuadas por tentativa-e-erro. O software suporta a importação de arquivos STEP e IGES, o que evita a perda de precisão de arquivos no formato STL, utilizados por outros pacotes de simulação.

Modelos de superfície de matrizes criados por PowerShape (Delcam Plc) também podem ser efetivamente importados para o  QForm.

Usando a geometria inicial  da matriz e da peça bem como os dados iniciais e tendo também o apoio especial da aproximação não-linear para a solução de problemas 2D, o QFORM3D foi o primeiro software comercial a usar a aproximação quadrática de elementos finitos, a fim de resolver os problemas 3D. Isto permitiu um aumento considerável na precisão dos resultados, uma redução na perda de volumes e uma elevada confiabilidade e segurança na solução do forjamento e na previsão de defeitos. A descrição de superfícies através de um modelo não-linear de elementos finitos permite que a malha seja refeita (re-meshing) quantas vezes for preciso, sem a formação de superficies superpostas em regiões de elevada curvatura, que é caracteristico dos elementos lineares.

Voltar