LOGIN NOTÍCIAS EMPRESA HOME

Você está em

Pesquisa e Ensino

Ferramenta definitiva para pesquisa e ensino

 

O QForm 7 é o primeiro software de simulação de metais baseado em um método híbrido que combina as vantagens das Células de Voronoi (VC) e o método de elementos finitos (FEM). A solução obtida pelas células de Voronoi tem muito menos dependência da distorção da malha que acontece em simulações de grandes deformações usando a abordagem de Lagrange. Ele também permite executar a simulação muito mais rápidamente e obter resultados mais precisos do que qualquer outro software baseado puramente no FEM.
O software é muito bem aceito pela indústria, e foi destaque de capa da edição de agosto da Revista Forging, EUA (Veja o artigo em inglês aqui).

O QForm 7 está se tornando cada vez mais popular entre pesquisadores e professores universitários, em particular no Reino Unido. Este ano, a Strathclyde University (Glasgow), a Universidade de Birmingham, Sheffield Hallam University e a Universidade de Manchester iniciaram a utilização do software. A razão é simples, pois muitas vezes o trabalho que exige dias com outros pacotes de software, pode ser feito em horas ou as vezes até mesmo em minutos com QForm 7. Também é uma ferramenta com uma curva de aprendizado rápida, ideal para os alunos em formação.

Na USP (Depto. de Engenharia Metalúrgica e de Materiais) já vem sendo usado o Qform - nas suas várias versões, desde 1975 em graduação e em pós-graduação.

Os principais pontos fortes de QForm 7 estão listados abaixo:

Interface gráfica clara e auto-explicativa, fornece uma configuração da simulação em menos de um minuto. Para usuários avançados, existem interfaces sofisticadas para especificar qualquer tipo de modelo de materiais, condições de contorno locais e movimento controlado de qualquer número de ferramentas e qualquer número de corpos deformáveis (incluindo bimetálico, múltiplas camadas de tarugos ou compósitos).

O programa tem um desempenho excelente. O tempo de simulação típico é de alguns segundos para a maioria dos casos 2D, e de alguns minutos para a maioria dos casos de simulação em 3D.

Um único automático e adaptativo gerador de malha funciona de forma eficaz, sem a intervenção do usuário para as formas mais complexas, típicas da conformação de metais, incluindo os casos de áreas de auto-contato como nas dobras, rebarba muito fina, pequenas rebarbas e até mesmo na formação de cavacos.


Ele fornece a simulação termo-visco-plástica e termo-elástico-visco-plástica verificada nas grande deformações em corpos deformáveis e que podem ser mecânica e termicamente acopladas com a deformação termo-elástico-plástica das ferramentas. Não há limite para a complexidade do conjunto de simulação e que pode ainda incluir até mesmo toda a estrutura da prensa.


O programa tem os dois tipos de solvers (explícito e implícito) que permitem a simulação nos casos em que as ferramentas e os mandris tenham suporte de molas, apliação da gravidade ou apenas livres.


Fácil programação para o uso de funções definidas pelo usuário na a modelagem de materiais tais como a evolução microestrutural, previsão de fratura ou outras aplicações. Uma nova técnica de programação baseada na compilação just-in-time (JIT), foi possível levar os códigos-fonte de ususários, como dados de entrada, diretamente ao programa ao definir a simulação e realizá-las de maneira oculta . Não é necessário um compilador e os resultados aparecem simultaneamente com o progresso da simulação.


O programa também possui um método único de malha dual para a simulação eficaz de processos de conformação incrementais tais como a laminação de anéis.


O programa abrange todos os possível processos de conformação de metais, incluindo o forjamento em matriz aberta e fechada, forjamento a quente, morno ou a frio , forjamento longitudinal e transversal, conformação superplástica, forjamento rotativo, fabricação de parafusos, tensões residuais e distorções decorrentes do aquecimento/resfriamento rápido e/ou devido à remoção de material, bem como na previsão da microestrutura decorrente da tempera, revenimento, e variais outras aplicações possíveis.


É muito fácil no seu manuseio, pois o programa é fornecido com ajuda on-line com animação, abrangente curso de treinamento e trabalhos para laboratório. Você também pode participar de nossos regulares workshops de formação em Oxford/Inglaterra ou do treinamento on-line sob solicitação.

 

 

Voltar