LOGIN NOTÍCIAS EMPRESA HOME

Você está em

Tratamento Térmico

Simulação de Tratamento Térmico em peças forjadas

 

O módulo de tratamento térmico destina-se a prever as propriedades, tais como dureza, resistência final, composição de fases, estado de tensão e a forma final da peça.

Muitas peças forjadas são complexas e caracterizadas por uma alta diferença de espessura. A distorção ou mesmo falha pode ocorrer após o seu tratamento térmico devido a tensões térmicas e plásticas, aparecendo devido a encolhimento térmico não uniforme e composição de fase heterogênea, bem como a presença de tensões residuais após a operação de forjamento.

A simulação do tratamento térmico no software QForm possibilita estimar as tensões térmicas e a distorção no aquecimento e resfriamento de uma peça, o que permite avaliar a probabilidade de fissuração e determinar com mais precisão a forma final da peça forjada.

Vantagens

  • Simulação rápida de várias variantes de tratamento térmico para otimizar as condições de refrigeração e aquecimento de um detalhe, a fim de garantir as propriedades necessárias, minimização de distorção e tempo de tratamento térmico, produção de eficiência energética;
  • Determinação da composição de fases do detalhe;
  • Previsão das propriedades de peças forjadas acabadas após o tratamento térmico (dureza, resistência final);
  • Avaliação de tensões residuais e distorção após o tratamento térmico;
  • Previsão de rachaduras.

 

Tratamento Térmico Metal

Voltar